Todos os anos é sempre a mesma coisa: as imagens das pessoas correndo desesperadas para conseguir entrar no local das provas do ENEM antes que os portões fechados, seguidos pelos mais atrasados que choram e esperneiam ao receber a notícia que terá que tentar o ENEM novamente no próximo ano.

Dicas para não se atrasar e perder o ENEM 2015

A organização do Exame Nacional do Ensino Médio tem a fama de ser extremamente rígida em relação aos horários de início das provas. Portanto, o estudante que chegar quando a entrada do local de provas já estiver fechada realmente não poderá fazer a prova, e isso vale para ambos os dias.

Todos os portões das escolas e outros locais que recebem aqueles que estão prestando o ENEM fecham suas entradas às 13 horas em ponto, levando sempre em consideração o horário de Brasília.

Para não correr o risco de ficar de fora da prova, confira algumas dicas importantes para não chegar atrasado nesta edição do ENEM.

Antes de sair de casa

Deixe as coisas que você pretende levar no dia das provas em um local separado e de fácil visualização no dia das provas. Separe sua carteira de identidade (ou qualquer outro documento de identidade oficial com foto), cartão de confirmação do ENEM e caneta preta com tubo transparente.

Não esqueça também de deixar separado os itens necessários mas que não estão diretamente relacionados com a prova, como dinheiro para a passagem, chaves do carro, carteira ou ainda garrafa de água.

Chegada antecipada

Dicas para não se atrasar e perder o ENEM 2015 2

A recomendação oficial do INEP é de que o estudante chegue com pelo menos uma hora de antecedência no local. Portanto, os alunos devem calcular para chegar ao meio dia no local das provas, nunca depois. Desta forma será mais fácil evitar problemas no caminho.

Conhecendo antes

Caso o estudante tenha sido mandado para fazer a prova do ENEM em algum local que seja desconhecido para ele, é muito importante ir até o local antes. Faça exatamente o trajeto que você pretende fazer nos dias das provas, incluindo com o mesmo tipo de transporte. Desta forma o aluno evita surpresas pelo caminho.

Transporte público

Fique atento aos horários do transporte público. Confira sempre as informações nos sites das empresas tanto para o sábado quanto para o domingo, já que em determinadas cidades o horário muda de um dia para o outro. Confirme sempre também se não existe alterações na