A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo vai implementar um currículo mais flexível para o ensino médio da rede pública a partir do próximo ano letivo. As modificações estão previstas em um projeto de lei que teve a sua publicação na última terça-feira, dia 4, no DiárIO Oficial do Estado.

Currículo do ensino médio público será flexível em São Paulo

Mas de acordo com as informações que foram divulgadas pela pasta, realmente esta será uma implantação que vai acontecer de forma gradual. A ideia é permitir que os alunos das escolas possam escolher as matérias que mais lhe agradam, permitindo assim montar um currículo mais personalizado, um modelo muito parecido com o adotado pelas escolas do ensino médio dos Estados Unidos.

De acordo com a proposta, a ideia é manter apenas o primeiro ano do currículo completamente fechado, que vai servir como base para que os alunos consigam realmente ter acesso a conteúdo considerados primordiais e também acabam se preparando para escolher aquelas matérias mais importantes para ele.

Votação e séries iniciais

Currículo do ensino médio público será flexível em São Paulo 2

Mas para ser implementado o projeto ainda precisa ser votado pelo Legislativo estadual. O documento também estabelece 23 metas para a educação em São Paulo, incluindo mudanças também no ensino superior e profissional, além de alinhamento à LDB (Lei de Diretrizes e Bases).

O projeto encaminhado também se preocupa com os ensinos iniciais. A ideia é realmente reforçar o ensino de matérias consideradas bases nos primeiros anos de escola das crianças, como português e matemática.