Muito se falou dos problemas que o Exame Nacional do Ensino Médio ainda tem em termos de execução e, principalmente, com relação ao sistema de segurança para proteção do conteúdo das provas, que costumam falhar. Com vista em tudo o que tem se falado, o Ministério da Educação já anunciou que está estudando uma série de mudanças para tornar o processo mais efetivo.

ministerio-publico-no-ceara-pede-anulacao-da-redacao-do-enem

De acordo com as declarações do Ministro da Educação, Mendonça Filho, a partir de janeiro do ano que vem a pasta deve abrir uma grande consulta pública com o objetivo de implementar algumas alterações no exame como um todo. De acordo com o próprio ministro, o objetivo das mudanças é “que todos que queiram colaborar para o aprimoramento do Enem possam fazê-lo”.

O que muda?

Muito tem se falado das possíveis alterações que o ENEM deve sofrer, sendo que uma das principais delas estavam diretamente relacionadas com a forma de aplicação das provas. A ideia seria tornar possível o ENEM ao longo do ano inteiro, com as pessoas fazendo as provas pela internet, em sistemas próprios. Mas estas mudanças ainda exigem que existam grandes quantidades de questões em um banco.

gabarito-do-enem-sera-divulgado-na-proxima-quarta-feira

Até o momento, o Ministro da Educação afirma que não existe um modelo pronto para as mudanças do Enem, sendo que eles deverão sair justamente desta consulta pública com os diretamente interessados e envolvidos.

“Nós não temos ainda um quadro de perguntas que podem ser feitas e que podem nortear o caminho a ser discutido. A gente quer usar o mês de dezembro para elaborar o termo de referência. A temática não pode ser tão abrangente que termine difícil de você coletar o melhor tipo de opinião daqueles que participam do Enem”, disse Mendonça Filho.

O ministro afirma também que vai ter um espaço para os especialistas e também para os professores educadores darem sua opinião.