Hoje em dia, no mundo globalizado em que vivemos, ter o conhecimento de mais de uma língua é fundamental. Afinal de contas, as fronteiras estão mais próximas e facilmente as pessoas acabam entrando em contato com outras pessoas de outros países. Mas além de ser um fator básico para que a pessoa tenha acesso a novas oportunidades, em todos os sentidos, a segunda língua também ajuda a pessoa a se tornar mais inteligente.

bilingue inteligencia

Um estudo feito pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, concluiu que falar uma segunda língua aumenta o poder de inteligência do cérebro, aumentando também a fluência verbal e de leitura. E os estudos também apontam que os benefícios chegam independentemente da idade, ou seja, as pessoas podem aprender uma segunda língua depois de adulta e mesmo assim aumentar o poder de inteligência do cérebro.

O estudo foi capitaneado pelo professor Thomas Bak, do Centre for Cognitive Ageing and Cognitive Epidemiology, que criou uma série de questionários que foram aplicados para 262 pessoas. A diferença é que este estudo foi feito ao longo de décadas, já que as pessoas que foram entrevistadas responderam o primeiro questionário quando tinham 11 anos de idade e o segundo questionário quando tinham 70 anos de idade.

estudo idiomas

As conclusões publicadas apontam que o grupo de pessoas que aprenderam um segundo idioma apresentavam habilidades cognitivas significativamente melhores. A pesquisa também confirma os apontamentos de outros estudos que indicam que ser bilíngue atrasa em vários anos a demência.