Uma grande confusão acabou marcando as eleições para o DCE da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). As imagens com uma briga, que teve que ser apartada pela Polícia Militar, acabaram indo parar na internet. O fato aconteceu no Campus Coração Eucarístico, na Região Noroeste de Belo Horizonte.

Confusão durante eleição do DCE em Universidade de BH causa suspensão do processo

Segundo as informações que foram divulgadas pela Polícia Militar sobre o acontecido, a briga teria começado pois um despacho judicial acabou sendo apresentado, determinando a suspensão do processo eleitoral. Algumas chapas teriam tido sua participação indeferida, mas mesmo assim conseguiram uma liminar na justiça garantindo sua participação.

Mesmo com o DCE e a Junta Eleitoral sendo avisados que o processo não poderia seguir, os alunos optaram por realizar as eleições. Diversas urnas foram espalhadas pela universidade, o que acabou piorando todo o quadro da confusão.

Além da briga generalizada que pode ser conferida no vídeo, um representante da instituição, que não teve o seu nome revelado, confirmou para a imprensa que a universidade acabou sendo depredada e que diversas atividades acadêmicas tiveram que ser suspensas.

Seguranças

Por outro lado, os representantes do DCE afirmaram que o motivo da briga ter começado foi a atuação de uma série de seguranças particulares que foram contratados pela instituição. Estes agentes acabaram formando um cordão humano para retirar as urnas que estavam espalhadas pela instituição.

O DCE também afirma que a universidade não pode contratar seguranças particulares neste tipo de situação.

Por enquanto o processo seletivo está suspenso, sem previsão de retomada.