Neste domingo acabou a edição de 2014 do maior evento esportivo do Planeta Terra, a Copa do Mundo de Futebol. No Brasil este foi um assunto permanentemente na pauta dos brasileiros nos últimos anos, e parece que tudo indica que não via se encerrar depois do apito final que consagrou a Alemanha como a melhor seleção de futebol do mundo.

Confira possíveis temas relacionados a Copa do Mundo que devem aparecer no vestibular

Muitos professores que acompanham de perto as questões que são levantadas e tratadas para o vestibular apostam que a Copa vai continuar sendo um assunto bastante presente. Como muitas universidades cada vez mais estão apostando em assuntos atuais para suas provas, a Copa do Mundo poderá aparecer das mais diversas formas nas seleções que vão acontecer no final do ano.

Confira alguns assuntos que poderão aparecer tanto no vestibular quando na edição do ENEM:

História

Nas questões de história a Copa do Mundo pode aparecer das mais diversas formas e aparece constantemente sempre quando existe uma Copa do Mundo. O uso político no Brasil da vitória da seleção brasileira na Copa de 70, por exemplo, já apareceu em provas anteriores e tem grandes chances de aparecer novamente nesta Copa, já que é ano de eleição também.

Questões sobre os protestos contra a Copa do Mundo e relação com o movimento Caras Pintadas no Brasil também devem surgir nas provas espalhadas pelo Brasil.

Confira possíveis temas relacionados a Copa do Mundo que devem aparecer no vestibular 2

Geografia

Alguns professores de cursinhos preparatórios para vestibular apostam que questões relacionadas a Copa devam surgir relacionando as partidas com questões ambientais e também biológicas das regiões que foram sedes dos jogos do mundial. Esta é uma questão que acabou afetando diretamente a estratégia de preparo das equipes, o que pode render boas questões.

Redação

Algumas instituições privadas também podem colocar a copa do mundo na sua redação, mas a grande maioria das instituições públicas e principalmente o ENEM não devem abordar esta questão, pois eles não costumam abrir um espaço onde os alunos possam criticar o governo.