O Ministério da Educação divulgou oficialmente o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio 2014. O comunicado foi feito na manhã desta quarta-feira, dia 12 de novembro, sendo que todos os gabaritos que foram divulgados antes disso eram considerados extraoficiais, geralmente encomendados pelos veículos de comunicação.

Confira o gabarito oficial do Enem 2014

Confira os gabaritos das provas:

Provas de Sábado

Caderno 1 – Azul

Caderno 2 – Amarelo

Caderno 3 – Branco

Caderno 4 – Rosa

Provas de Domingo

Caderno 5 – Amarelo

Caderno 6 – Cinza

Caderno 7 – Azul

Caderno 8 – Rosa

Confira o gabarito oficial do Enem 2014 2

Com a divulgação dos gabaritos os estudantes já podem ter uma boa noção do seu desempenho, mas atenção: não é possível saber ao certo qual foi a nota que o aluno tirou apenas com base na quantidade de questões que o aluno conseguiu acertar. O Enem conta com um sistema de avaliação global que acaba dando pesos e notas diferentes para cada questão, dependendo do desempenho na prova como um todo.

Este sistema é chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI). De acordo com Ministério da Educação, este sistema permite saber se o aluno acertou determinada questão por sorte, quando ele simplesmente chuta uma das alternativas, a partir da avaliação do seu desempenho em outras questões com o mesmo nível de dificuldade.

Além disso, a nota global também leva em consideração o desempenho do estudante em relação ao grupo como um todo, não sendo apenas um índice de classificação individual.

As notas oficiais de cada estudante deverão ser divulgadas apenas em Janeiro, já com as correções das provas de redação feita. No mesmo mês também serão abertas as inscrições para vagas universitárias através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta inscrição os estudantes já poderão ter acesso a nota tirada ao final da prova, o que será levado em consideração na hora de classificar os estudantes para obter as vagas.