A grande maioria dos estudantes estão, neste momento, completamente concentrados para as provas que vão acontecer neste final de semana, dias 24 e 25, válidos pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Em termos de estudos, especialistas afirmam que não existe muito o que pode ser feito neste momento, sendo que o tempo restante deve ser utilizado para revisão.

Confira dicas de alimentação nos dias das provas do ENEM

Mas também existem algumas dicas importantes que poderão interferir diretamente no preparo dos alunos, e que não está necessariamente relacionado aos estudos. Trata-se de alimentação, que deve ser motivo de preocupação de quem vai enfrentar uma verdadeira maratona de provas neste final de semana.

Especialistas afirmam que estudar queima calorias e energia, portanto os estudantes devem estar preparados fisicamente, e não apenas mentalmente. E nossa principal fonte de energia é a alimentação. Mas isso não significa que os alunos tenham que comer o que podem e o que não podem antes de ir para a sala de provas.

Confira dicas de alimentação nos dias das provas do ENEM 2

Confira o que pode e o que não pode estar no prato de quem vai participar do ENEM:

  • Cuidado com os alimentos muito pesados, como lasanhas ou feijoadas, pois estas comidas contam com uma grande quantidade de lipídios, o que deixa o trabalho digestivo mais intenso e desvia a energia que deve ser canalizada para a resolução das questões. Além disso, essa comida acaba dando sono nos alunos.
  • A tradicional combinação brasileira: arroz, feijão e bife é um prato muito adequado para esta situação. Mas é importante que os alunos não comam carnes gordas, e também prefiram o arroz integral.
  • A gema de ovo cozida pode também ser uma boa opção para quem vai fazer o ENEM, pois é um alimento que conta com substâncias úteis para o funcionamento dos neurônios.
  • Outros alimentos que ajudam no trabalho dos neurônios são as sementes, como nozes, avelãs, amêndoas, castanhas-do-pará, sem exagero. Saladas e frutas também são recomendadas.