A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) liberou na manhã desta quinta-feira, dia 08 de dezembro, a lista completa com as densidades de todos os cursos que estão sendo oferecidos pela instituição no vestibular 2017. Assim como costuma acontecer em praticamente todos os anos, o curso de medicina é o mais concorrido entre os inscritos.

Termina nesta segunda-feira prazo para inscrições na UFRGS 2

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo setor responsável pelos processos seletivos da UFRGS, 33.459 mil concorrentes estão aptos a realizar a prova, que será aplicada no mês de janeiro do ano que vem. Já o total de vagas que está sendo disponibilizado é de 4.017 vagas, divididas em 91 cursos diferentes.

Densidade

No topo da lista dos cursos mais concorridos está o de medicina, com um total de 7.277 estudantes disputando as 98 vagas que estão sendo oferecidas para o primeiro semestre de 2017. Isso significa que a concorrência universal do curso ficou em 74,26 candidatos por cada uma das vagas que estão sendo oferecidas.

Já os cursos seguintes que estão na lista dos mais concorridos são: Psicologia Diurno (28,82), Fisioterapia (26,43), Psicologia Noturno (23,19) e Medicina Veterinária (18,43).

Do total de vagas que estão sendo oferecidas, metade são reservadas para o programa de Ações Afirmativas, o equivalente a 2.028 oportunidades. Para esta categoria, foram recebidas 15.839 inscrições.

UFRGS prorroga prazo para inscrições

A densidade de todos os cursos pode ser consultada no site oficial do vestibular da UFRGS.

Provas

As provas da UFRGS acontecem entre os dias 8 e 11 de janeiro, e serão aplicadas tanto na cidade de Porto Alegre quanto em outras regiões do estado do Rio Grande do Sul, tais como Bento Gonçalves, que fica na serra gaúcha, e também a cidade de Tramandaí/Imbé, que fica no litoral.