Um dos principais desafios que o estudante precisa enfrentar quando está se preparando para o vestibular não está relacionado apenas ao conteúdo que precisa ser assimilado. O nervosismo também tem um papel importante, e muitas vezes decisivo durante a prova. Afinal de contas, um aluno que consegue manter um certo nível de tranquilidade acaba tendo uma grande vantagem na hora de responder as questões.

Confira algumas dicas para controlar o nervosismo durante o vestibular 2

Por isso é fundamental que o estudante não foque apenas nos estudos em sí. Durante a grande maratona de preparação para o vestibular, os estudantes também devem montar uma estratégia pensando justamente neste momento de nervosismo que realmente poderá ser percebido durante as provas.

Dicas dos neurologistas

Um dos erros comuns e primários que muitos estudantes cometem está relacionado a negação deste momento de nervosismo. Muitos estudantes simplesmente fingem que isso não pode estar acontecendo com ele ou que a calma é apenas algo que poderá ser controlado na hora. Na verdade, de acordo com os neurologistas, tudo é uma questão de preparo e treino.

Se os estudantes conseguirem treinar o seu cérebro para assimilar este nervosismo, muito provavelmente ele vai conseguir dominar a ansiedade na hora da prova. Mas o contrário também pode acontecer.

Confira algumas dicas para controlar o nervosismo durante o vestibular

Uma das dicas fundamentais para o estudante é sempre manter a sua integridade física. De nada adianta cansar estudando muitas horas durante o dia e eliminar todos os momentos de descanso e lazer. Isso tudo faz com que as pessoas acabem realmente tendo o famoso “branco” na hora da prova.

Respirar fundo e se concentrar na prova também é importante e ajuda a relaxar durante o momento da prova. Este ato de respirar fundo ajuda a oxigenar o cérebro, o que dá uma sensação de alívio diante de uma situação de estresse.

Uma outra dica é evitar qualquer tipo de medicamento nos dias anteriores aos da prova, já que qualquer substância poderá ocasionar uma reação não esperada no organismo, especialmente os medicamentos que os alunos não estão acostumados a tomar no dia a dia. Em compensação, soluções naturais, como chás, pode ser interessante para diminuir a tensão.