A eleição nos Estados Unidos é bastante diferente as do Brasil, a primeira diferença é que lá o voto não é obrigatório, enquanto que aqui, sim. As votações são feitas em cáucus, pequenos locais eleitorais realizados em locais públicos como escolas.

Lá existem também os chamados; Colégios Eleitorais instituições que elegem o presidente, bastante diferente do Brasil, que quem elege é o povo.

Alem disso, os delegados estaduais e o vice presidente são escolhidos por delegados estaduais, estes sim, são escolhidos pelo povo, ou seja, ao eleger um candidato,  a população está escolhendo um colégio eleitoral dentro do seu estado composto por delegados, que só então elegerá o presidente. Em todo o país, o colégio eleitoral reúne 538 delegados, de 50 estados e do distrito de Columbia, onde fica a capital Washington.

A distribuição é feita com base no censo populacional. Para vencer a disputa, o candidato à presidência precisa ter o voto de 270 delegados no país.

No dia das eleições, cada eleitor faz a escolha de seu candidato, mas esse voto não é diretamente computado e escolhido o presidente, como aqui no Brasil, mas esse voto escolhe uma comissão de delegados que representará o seu estado no colégio eleitoral.

O partido do candidato que ganha a maioria dos votos no estado elege sua comissão e o candidato (ou candidatos) que perder naquele estado não ganha nenhum delegado. Na segunda-feira após a segunda quarta-feira de dezembro os delegados eleitos se reúnem na capital de seu estado para então escolher o presidente.

A votação e os candidatos

Os eleitores norte-americanos começam a votar no dia 06 de novembro (às 5horas da manhã) e vão até as 3 horas da manhã do dia 07. Os candidatos a disputarem a presidência somam 143, sendo que, os mais populares pelo público são o atual presidente democrata Barack Obama, e seu adversário republicano, Mitt Romney.