Na tentativa de combater as possíveis fraudes que poderão acontecer durante a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que haverá equipamentos detectores de metal em todos os banheiros das escolas onde as provas serão aplicadas.

Colégios terão detector de metais em todos os banheiros durante ENEM

De acordo com o Ministro, no passado foram detectadas diversas tentativas de utilização de aparelhos celulares e outros meios de comunicação nas idas aos banheiros dos alunos. Os detectores seriam muito importantes para tentar evitar este tipo de incidente.

Além desta medida, a organização desta edição da prova confirmou uma série de outras medidas de segurança. Uma das principais preocupações será com o celular dos estudantes, sendo que todos os participantes terão que deixar o aparelho dentro de um envelope, que será lacrado.

O celular só será devolvido para o aluno quando ele terminar a prova. O ministro afirmou também que se o aluno tentar utilizar o celular ou qualquer outro meio de comunicação durante a prova, terá o seu exame cancelado.

Uma outra mudança que os alunos devem prestar atenção. Este ano os portões das escolas serão fechados 30 minutos antes do começo das provas. Ou seja, a partir das 13h ninguém mais entra.

Preocupações antes da entrega das provas

Colégios terão detector de metais em todos os banheiros durante ENEM 2

Além das questões de segurança envolvendo os alunos que vão fazer a prova, existem diversas preocupações de segurança antes do caderno chegar nas mãos dos alunos. Uma das medidas adotadas para este ano será a utilização de lacres eletrônicos, que vão permitir identificar a hora e o dia que eles serão abertos.

As provas acontecem no próximo final de semana, nos dias 24 e 25 de outubro.