A partir do ano de 2016, todas as crianças brasileiras entre 4 e 5 anos de idade deverão, obrigatoriamente, ter vagas na pré-escola. Da mesma forma que para todos os pais deverão obrigatoriamente matricular seus filhos nas escolas a partir desta idade, o poder público deverá garantir que todas as tenham vagas.

Cidades deverão universalizar a pré escola até ano que vem

De acordo com números recentes que foram divulgados pelo Ministério da Educação, para o governo conseguir cumprir com a meta, que está contemplada no Plano Nacional de Educação (PNE), será preciso incluir, pelo menos, 18,6% das crianças.

De acordo com depoimento recente da coordenadora-geral do movimento Todos pela Educação, Alejandra Meraz Velasco, os números mostram claramente que o poder público está fazendo de tudo para colocar as crianças na escola, mas é preocupante a grande quantidade de vagas que terão que ser criadas em um curto espaço de tempo.

Preocupação com o conteúdo

Cidades deverão universalizar a pré escola até ano que vem 2

O movimento Todos pela Educação e outras entidades que possuem, como principal responsabilidade, monitorar a qualidade de ensino do Brasil, demonstram preocupação não apenas com a quantidade de vagas que deverá ser criada, mas também com a qualidade do conteúdo que será oferecido para os pequenos.

É recente a passagem da primeira infância para a educação, em alguns locais ainda se mantém a ideia de que o ensino infantil é simplesmente um local onde as crianças ficam. Nesse momento de expansão. É importante reforçar a proposta pedagógica da etapa,” ressaltou Velasco.