Os estudantes brasileiros não estão conseguindo um bom desempenho nos sistemas que avaliam a qualidade da educação brasileira. Além das médias preocupantes das notas do ENEM no ano passado, um novo resultado acabou preocupando os dirigentes brasileiros. Desta vez, o resultado negativo veio com o PISA, sigla e inglês para Programa Internacional de Avaliação de Estudantes.

brasil-apresenta-desempenho-ruim-no-pisa

A pesquisa analisou o desempenho dos estudantes de 15 anos de idade, sendo realizado em basicamente 70 países e economias. O resultado apresentado mostra que os conhecimentos adquiridos pelos estudantes ao longo dos anos de ensino fundamental estão precários. A análise que foi feita indica que, de acordo com os padrões adotados pelo PISA, que os alunos brasileiros não teriam condições de “exercer plenamente a sua cidadania”.

Uma área acaba se tornando mais preocupantes do que os outros, que são as ciências. A média de pontuação adquirida pelos estudantes brasileiros ficou em 401 pontos, ficando apenas a frente de dos seguintes países: República Dominicana, Argélia, Kosovo, República da Macedônia, Tunísia, Líbano e Peru.

brasil-apresenta-desempenho-ruim-no-pisa-2

Outro dado que acaba chamando a atenção nos resultados obtidos pelo PISA está diretamente relacionado com os níveis de conhecimento. O sistema de avaliação do PISA estipula uma escala com sete níveis para classificar o saber dos alunos. No mais alto, com nota acima de 708 pontos, os alunos são capazes de “recorrer a uma série de ideias e conceitos interligados da física, das ciências da vida, da Terra e do espaço, bem como usar conhecimentos de conteúdo, procedimentais e epistemológicos para formular hipóteses”.

Mas apenas 0,02% dos brasileiros conseguiram alcançar este nível dentro da área de ciências. A média geral de todos os países nesta área ficou em 1,06%. A grande maioria dos alunos ficaram no nível 2 de aprendizado. Outro dado preocupante é o fato que o desempenho ruim foi identificado tanto nas escolas públicas quanto também nas escolas particulares.