Atualmente o número de acidentes de trânsito tem crescido bastante, por isso, foram tomadas algumas medidas para que esse número diminuísse; com o teste do bafômetro.

A bebida alcoólica no organismo de um ser humano diminui a capacidade mental e física fazendo com que tarefas mais complexas como andar de bicicleta, correr e dirigir se torne algo perigoso e letal, segundo estudos o nível de álcool no organismo de uma pessoa atingir 0,05 gramas/litro ele já se torna incapacitado de fazer tais atividades, principalmente dirigir.

O aparelho

O primeiro bafômetro foi criado em 1954 pelo policial Dr. Robert Borkenstein. Ele é um aparelho que permite checar os níveis de álcool por meio da análise do ar exalado pelos pulmões. O aparelho tem um tubo transparente, um bocal e uma bolsa plástica inflável.

Quando uma pessoa ingere bebida alcoólica o mesmo é absorvido pela boca, garganta, estômago e intestino e chega à corrente sanguínea, quando a pessoa sopra no tubo do bafômetro, seu ar se mistura com o ácido sulfúrico, dicromato de potássio, nitrato de prata e água, já é possível identificar se ele bebeu ou não.

Confira os números que indicam embriaguez ou não:

(Gramas/Litro)

Estágio

0,1 a 0,5

Sobriedade

0,3 a 1,2

Euforia

0,9 a 2,5

Excitação

2,7 a 4,0

Estupor (Vômitos, incontinência urinária)

3,5 a 5,0

Coma (Inconsciência, morte)

Acima de 5,0 

Morte

Penas

Quem estiver dirigindo e for flagrado com níveis de bebida alcoólica pode ser penalizado com multa de R$ 1915,30 e suspensão do direito de dirigir 12 (doze) meses e ser preso por crime de transito.