Com a divulgação das médias das notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio de 2013 o Ministério da Educação divulgou também o ranking com as instituições de ensino mais bem colocadas no Brasil inteiro. De acordo com a lista, apenas sete escolas públicas estão entre as cem primeiras posições.

Já entre as 10 escolas que conseguiram as maiores médias nesta avaliação, todas são particulares.

Todas as demais 93 escolas são pertencentes as redes particulares de ensino. As notas são calculadas com base das notas dos estudantes de cada instituição durante o ENEM aplicado no ano passado.

Confira a lista das sete escolas públicas que conseguiram ficar entre as 100 melhores médias do Brasil:

• Coluni (MG);
  • Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco;
  • Colégio Militar de Juiz de Fora (MG);
  • Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec);
  •  Instituto Federal do Espírito Santo (campus de Vitória);
  • Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (Colégio de Aplicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro);
  • Colégio Militar de Belo Horizonte.

Colégios públicos

Apenas sete escolas públicas estão entre as 100 melhores pela média do ENEM 2013 2

O MEC também divulgou uma lista formada apenas com os 100 colégios públicos melhores colocados no ENEM 2013 a partir da média dos seus estudantes. Desta lista, a grande maioria eram institutos federais, ligados a universidades ou colégios militares.

Na lista também constam 29 escolas estaduais e apenas 2 escolas municipais.

Como é calculada a média

A média é calculada a partir das notas que os estudantes conseguiram no Enem 2013. Para entrar no cálculo a instituição de ensino deveria ter, no mínimo, 10 estudantes concluintes do ensino médio matriculados e 50% participando do Enem.