Para os brasileiros que residem em diferentes regiões do Brasil, os últimos dias foram de apagões, que despertam nas pessoas o medo de que blecautes comecem a ser cada vez mais constantes daqui para frente.

Mas na contramão do que pensa a maior parte da população, que desconfia que realmente estes apagões “pontuais” sejam parte de um ensaio para blecautes maiores no futuro, o Ministro-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas, acredita que tudo não passa de fruto de uma simples falha técnica.

Apagões afetam 3 regiões do Brasil

Apagões atingem Brasil inteiro

Na última segunda-feira, dia 19 de janeiro, apagões afetaram nada menos do que 3 regiões diferentes do Brasil, gerando desconfiança no discurso da presidente Dilma Rousseff durante as eleições do ano passado, quando ela afirmava que não haveria risco de apagões e de crise energética no país.

Estes apagões que afetaram 3 regiões do Brasil na segunda-feira continuaram de modo mais pontual durante a terça-feira, afetando cidades como São Paulo, e gerando ainda mais desconfiança por parte da população.

E por conta destes apagões, a própria presidente Dilma Rousseff cobrou explicações sobre esta falta de energia, especialmente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para mostrar para a população que não há risco de novos apagões.

Falha técnica

Apagões atingem Brasil inteiro e ministro diz que é falha técnica

Pois foi em virtude desta cobrança por explicações feita pela presidente Dilma o Ministro-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas acabou se manifestando sobre o assunto.

Em seu discurso, Pepe Vargas fez questão de afirmar que tudo não passa de algo motivado por uma falha técnica, baseando-se no relatório que foi divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Segundo o relatório, o Brasil sofreu apagões em 3 regiões na última segunda-feira por conta de falha técnica pontual e que já foi resolvida, e não há qualquer risco de apagão futuro no Brasil.

Pepe Vargas ressaltou que a preocupação da presidente Dilma Rousseff para com os apagões é legítima, já que se trata de algo extremamente importante para a população e para a economia como um todo.

E ele reiterou mais uma vez que o Brasil não corre qualquer risco de entrar numa crise energética, já que tudo não passou de uma falha técnica pontual e que não deverá se repetir.

Pepe Vargas também fez questão de dizer que além da cobrança por explicações, a presidente Dilma também exigiu do ONS que medidas fossem tomadas para que o problema não se repita no futuro.