A mudança no ensino fundamental, que passou dos antigos 8 anos para 9 anos, com a redução da idade mínima de 7 para 6 anos para começo, acabou provocando uma melhor no desempenho dos estudantes. Pelo menos é o que apontam os dados que fazem parte de um relatório do movimento Todos pela Educação.

Alunos do ensino fundamental de 9 anos possuem conseguem aumentar desempenho

O nível de proficiência dos alunos do 5º ano do ensino fundamental acabou sendo de 11% a 14% melhor, de acordo com os resultados da Prova Brasil. Mas os números não devem apresentar novas melhorias nas próximas avaliações, uma vez que desde 2011 praticamente todas as crianças que ingressaram no ensino fundamental já entraram neste sistema.

Lembrando que os resultados da Prova Brasil são utilizados como método de avaliação oficial do governo, permitindo que o Ministério da Educação consiga estabelecer planos e metas a partir da realidade dos estudantes.

Comparação

Segundo as informações que constam nestes métodos de avaliação, a comparação entre as provas é feita apenas entre os alunos do 5º ano do ensino fundamental. Para que o governo consiga tabular de forma mais eficiente as notas e conferir os índices de avaliação, dividem as escolas em grupos, a partir do ano que elas adotaram o ensino fundamental de 9 anos.

Alunos do ensino fundamental de 9 anos possuem conseguem aumentar desempenho 2

Além disso, para ter um panorama completo de como os alunos estão se saindo durante o ensino fundamental, a prova avalia apenas questões de matemática e português, para que eles possam responder a partir do conhecimento adquirido até aquele momento.

Segundo o relatório de desempenho das provas, as escolas que passaram a ter alunos com cinco anos de estudos em 2007 acabaram apresentando os melhores índices de evolução nas provas.