A Universidade Federal do Rio Grande do Sul divulgou algumas informações relacionadas ao perfil dos estudantes da instituição de ensino para o próximo ano. Cerca de 43% do total de alunos inscritos para o vestibular da instituição gaúcha estão disputando vagas destinadas aos estudantes que são egressos de escolas públicas.

Alunos cotistas da UFRGS serão cerca de 43 do total em 2015

Com este levantamento a UFRGS prova que está um pouco acima do índice de 40% que é previsto na Lei de Cotas.

Para o próximo ano a instituição está oferecendo 3.996 vagas ao todo, sendo que 1.637 oportunidades são destinadas aos alunos que poderão entrar pelo sistema de cotas da Universidade. Do total de estudantes que estão aptos a realizarem as provas, marcadas para o mês de janeiro, 17.282 terminaram o ensino médio em Escolas Públicas.

O sistema de cotas da instituição, além de prever que o estudante tenha terminado o ensino médio em escola pública, também divide os alunos em grupos, de acordo com critérios étnico-raciais e também renda familiar.

Confira a quantidade de inscritos pertencentes a cada um dos grupos previstos pela instituição de ensino: 7.984 têm renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário-mínimo per capita, e disputam 379 vagas; 1.700 têm as mesmas condições financeiras, mas se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas, e contam com 388 vagas; 5.889 têm renda familiar bruta mensal inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, e tentam uma das 420 vagas; e 1.709 apresentam as mesmas condições, mas se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas, e para eles foram destinadas 450 vagas.

Provas

Alunos cotistas da UFRGS serão cerca de 43 do total em 2015 2

As provas da UFRGS para matrícula no primeiro semestre de 2015 acontecerão entre os dias 4 e 7 de janeiro, na cidade de Porto Alegre e também em algumas cidades do interior: Bento Gonçalves, Tramandaí e Imbé.

O curso mais concorrido para a próxima seleção será o de medicina, com 78,78 pessoas por vaga. Já o segundo curso mais concorrido é psicologia noturno, com densidade de 29,90.