É comum percebermos que grande parte das crianças, nos seus primeiros anos de vida escolar, demonstrem um grande interesse pelos livros. Mas na medida que o tempo avança, os alunos vão deixando um pouco de lado os livros. Esta percepção realmente foi confirmada por uma recente pesquisa feita com pela Prova Brasil 2011.

Alunos consultam menos a biblioteca na medida que avançam nas séries

De acordo com as informações do relatório que foram divulgadas sobre as pesquisas feitas com os estudantes, as consultas feitas pelos alunos nas bibliotecas diminuem de acordo com o seu avanço nas séries. 57,4% dos estudantes que estão no 5º ano do ensino fundamental costumam ir frequentemente na biblioteca da sua escola e apenas 29,9% dos estudantes que estão no 9º ano possuem este hábito.

Os dados fazem parte de um relatório divulgado pelo movimento Todos pela Educação e constam no Observatório do Plano Nacional de Educação. Para chegar nestes dados foram levados em consideração alguns questionários aplicados em escolas que tinham biblioteca disponíveis para os estudantes.

Menos incentivo

Alunos consultam menos a biblioteca na medida que avançam nas séries 2

A interpretação do movimento Todos pela Educação é que existe um menor incentivo da escola como um todo para os estudantes lerem na medida que eles avançam nas séries. Mas existem também alguns outros motivos que fazem com que as pessoas procurem menos os livros das bibliotecas.

Na medida que os jovens crescem eles também passam a perceber algumas coisas que as crianças não percebem, como o espaço precário oferecido pela maioria das bibliotecas públicas, ou então a falta de um acervo mais diversificado e atualizado, além da ausência de profissionais qualificados para atender os estudantes, uma vez que em muitas escolas públicas a pessoa que atende na biblioteca é um professor que acaba sendo adaptado na função, que deveria ser preenchida por uma bibliotecária.