Os alunos que conseguirem manter um bom desempenho as escolas, com médias altas relacionadas as notas obtidas, poderão ganhar mais um benefício: um bônus em pontuação na prova do ENEM. Este é um projeto que foi criado pelos próprios estudantes que participaram do programa Jovem Senador.

Alunos com boas notas na escola poderão ganhar um bônus no ENEM

A projeto foi levado adiante internamente no Senado, e agora será avaliado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O grande objetivo é incentivar e ajudar os alunos que conseguem manter boas notas ao longo dos anos de estudo. O bônus poderia ser de até 15% para aqueles alunos que tiverem um desempenho igual ou superior a 70% nos três últimos anos de escola.

O relator da sugestão na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), acredita que este projeto pode acabar tornando o processo seletivo para universidades, especialmente as públicas, muito mais justo, pois vai beneficiar aqueles alunos que se dedicam o ensino médio inteiro, e não apenas que estudam no último ano para se preparar para as provas.

Projeto original

Alunos com boas notas na escola poderão ganhar um bônus no ENEM 2

Este é um projeto que acabou sendo adaptado a partir da ideia original, que seria criar um fundo com 15% de todas as vagas nas universidades federais reservadas apenas para os alunos que conseguem tirar notas altas na escola. Mas o senador Buarque afirma que o governo não teria como controlar os critérios utilizados pela escola para dar notas altas aos seus estudantes, já que as instituições poderiam começar a promover este tipo de barganha para conseguir colocar mais alunos nas universidades federais.