Mais um dado preocupante em relação a educação dos jovens brasileiros acabou sendo divulgado esta semana. Depois do baixo índice de jovens que se formam no ensino médio na idade esperada, os estudantes brasileiros também estão aprendendo menos matemática e português do que deveriam.

Alunos brasileiros estão aprendendo menos matemática e português

De acordo com a compilação de dados resultados da Prova Brasil de 2013, apenas 11% do total de estudantes brasileiros estão aprendendo o esperado em matemática. O índice acabou ficando abaixo do resultado da Prova Brasil de 2011, quando a média ficou em 12%.

Além da dificuldade com os números, os jovens brasileiros também estão tendo sérias dificuldades com as palavras. O índice de estudantes que consegue aprender o esperado na disciplina de português ficou em 23,6%, o que dá uma média de 1 em cada 4 estudantes. Na última edição da Prova Brasil o índice nesta matéria tinha ficado em 22,2%.

Estes índices foram feitos com base nos resultados dos estudantes que estavam no último ano do ensino fundamental.

590014.TIF

Entre os alunos do 5º ano, que representa o final da primeira metade do ensino fundamental, o índice de estudantes que aprenderam o mínimo esperado em matemática ficou em 34,7%. Já em português o índice ficou em 39,8%. Em ambos os casos houve uma melhora em relação ao desempenho dos alunos na edição da Prova Brasil de 2011.

Causas da queda de desempenho

Os especialistas agora tentam entender os motivos que estariam levando a esta queda de rendimento dos estudantes a partir da segunda metade do ensino fundamental. Alguns apontam a troca do sistema de professores neste ponto do ensino e também a falta de habilidade dos professores para conseguirem lidar com turmas grandes.