Foi aprovado pelo atual ministro da educação, Aloísio Mercadante a ação que dá aos estudantes de baixa renda que estudam em Universidades Federais uma bolsa de R$ 400,00 como ajuda de custo.

Mas o benefício só será concedido aos alunos que estão matriculados em cursos com carga horária maior do que 5 (cinco) horas diárias.

O benefício será distribuído através de um cartão magnético, assim como o bolsa família, e o depósito será feito diretamente pelo ministério da educação e não pela instituição escolhida. Essa ajuda foi criada por causa da dificuldade de muitos jovens conciliarem os custos dos estudos com a renda da família.

O benefício pode ser liberado ainda neste semestre para os alunos que ingressarem na Universidade. Será destinado  a estudantes com renda familiar até 1,5 salário mínimo por pessoa.