Mais um grande acidente aéreo ocorrido na Ásia assusta o mundo: Um voo que seguia para a China, com 58 pessoas a bordo, foi interrompido por uma queda no rio Jilong, em Taipé, capital de Taiwan. O bimotor ainda bateu em uma ponte, provocando a morte de pessoas a bordo do voo, segundo os mais recentes balanços das autoridades locais. Segundo a rede CNN, duas pessoas se feriram em solo, mas ambas se encontram em situação estável. As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas a tragédia assusta espectadores do mundo inteiro.

Detalhes sobre o acidente

acidente taiwan

31 mortos, 12 desaparecidos, 17 feridos. Esse foi o saldo total de pessoas afetadas pelo acidente, dentro e fora do avião, até agora. O TransAsia que caiu no rio de Taiwan era um bimotor turboélice modelo ATR-72, de fabricação franco-italiana. O acidente ocorreu quando o avião decolou do aeroporto da cidade com destino a Jinmen, um arquipélago chinês ao oeste de Taiwan, ao realizar uma manobra brusca e atingir um viaduto.

Durante a queda, o avião tocou em um táxi com a ponta esquerda de sua asa antes de se chocar conta a água, atingindo o motorista do veículo e uma passageira, que se feriram, mas estão fora de perigo. As equipes de emergência dispostas no local socorreram os sobreviventes pelo rio, encaminhando os pacientes feridos a quatro hospitais próximos da área do acidente, enquanto outras equipes continuavam no trabalho de busca, resgatando passageiros presos na fuselagem do avião.

Segundo testemunhas, o piloto tentou recuperar o controle do avião antes do choque contra a ponte, enviando ainda três mensagens para a torre de controle em que indicava situação de perigo extremo logo após sua decolagem do aeroporto. As investigações sobre as causas do acidente já começaram, contando com as caixas-pretas da aeronave, que foram recuperadas a partir do reboque feito na margem do rio. O avião tinha menos de um ano de uso e teve sua ultima revisão realizada em 26 de Janeiro deste ano, segundo informações de um representante da Autoridade de Aviação Civil da ilha.

taiwan acidente

Histórico da empresa

Este é o segundo acidente que envolve a companhia aérea taiwanesa, pois ainda em Julho do ano passado, 48 pessoas morreram na queda de um avião do mesmo modelo. Na ocasião, a aeronave se acidentou ao realizar um pouso de emergência nas ilhas Penghu graças a más condições atmosféricas que surpreenderam a viagem.