Uma grande fila de pessoas dormindo o chão foi vista no dia de ontem no Distrito Federal. Tratavam-se de pais que acabaram passando mais de 24 horas acampados do lado de fora de várias escolas da região para tentarem garantir uma das 5 mil vagas restantes nas 675 escolas públicas.

Acampamento é feito nas ruas do DF para pais conseguirem vagas em escolas públicas

O período oficial de inscrições foi iniciado nesta quarta-feira, dia 21. Alguns pais de determinadas regiões do DF acabaram enfrentando inúmeras dificuldades devido à pouca quantidade de vagas. Na Escola Classe 2 da Cidade Estrutural, por exemplo, eram apenas 10 oportunidades abertas.

Para evitar que criassem confusões na fila que acabou sendo formada ao lado de diversas escolas, os próprios pais acabaram criando uma lista com nomes que haviam chegado por ordem de chegada. Na maioria dos casos existiam mais pais na fila do que vagas disponíveis na escola em questão.

Muitos pais reclamaram da situação para a imprensa local. Alguns gravaram vídeos mostrando a quantidade de pessoas que tiveram que dormir na calçada para garantir uma oportunidade na escola pública para os seus filhos.

Orientações

A Secretaria de Educação local afirmou que o motivo das filas era o fato de que muitos pais queriam que o seu filho estudasse em uma determinada escola, sem levar em consideração o restante da rede. Até a tarde de ontem ainda existiam vagas, mas os responsáveis pela Secretaria de Educação não souberam dizer em quais escolas.

Os responsáveis pela pasta recomendam que os pais tentem buscar escolas que fiquem um pouco mais distantes da sua casa, caso não consiga vaga nas instituições de ensino mais próximas.