Como e quando surgiu o papado na igreja católica.

Vaticano

Vaticano

No mês de Fevereiro de 2013 o papa Bento XVI em uma cerimonia anunciou a sua renúncia ao papado, a noticia mexeu com o Vaticano levantando várias discussões sobre a razão pela qual o mesmo tomou essa decisão. Bento XVI afirmou que seu papado,teve alegrias, mas também muitas dificuldades.

Depois de sua renúncia passou a ser Bispo emérito da Diocese de Roma. Seu papado começou quando ele foi eleito, no conclave em 2005, com a idade de 78 anos e três dias, o sucessor de João Paulo II.

Com sua renúncia muitos queriam saber quem seria o sucessor de Bento XVI, por isso, foi aberto o conclave, (votação secreta) que ocorreu depois de dez sessões entre cardeais, o que levou a especulação de vários escândalos relacionados à igreja católica.

Depois de muitas reuniões, o conclave decidiu no dia 13/03/2013 o novo papa, e o eleito e avaliado por 115 cardeais; foi o argentino, Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos.

Após uma eleição histórica, ele se torna o 266º Papa da Igreja -o primeiro latino-americano e também o primeiro jesuíta da história.

Na Argentina, Bergoglio é conhecido pelo conservadorismo e pela batalha contra o kirchnerismo. O prelado também é reconhecido por ser um intenso defensor da ajuda aos pobres.

Foi a primeira vez que o seu cargo foi entregue a um membro da Sociedade de Jesus.

O papado

A palavra “papa” significa pae, até o ano 500 todos os bispos ocidentais foram chamados assim: aos poucos, restringiram esse tratamento aos bispos de Roma, que valorizados, entenderam que a Capital do império desfeito deveria ser Sede da Igreja.

O papado é considerado uma instituição católica, sendo a mais antiga e duradoura do mundo que teve seu papel no desenvolvimento e construção da história da humanidade. Segundo a igreja católica: “ A doutrina (…) sobre o papado é bíblica e decorre do primado de São Pedro entre os Apóstolos de Jesus. Como todas as doutrinas cristãs, desenvolveu-se ao longo dos séculos, mas não se afastou dos seus elementos essenciais, presentes na liderança do Apóstolo Pedro.

Na antiguidade, o papel dos papas era de pregar a palavra católica e resolver disputas doutrinárias. Já na Idade Média, era direta e indiretamente cuidar para que não houvesse guerra na Europa.

Símbolo da Igreja Católica

Símbolo da Igreja Católica

Atualmente, a função essa é trabalhar com caridade e defesa dos direitos humanos, além de propagar a fé para os cristãos da igreja católica.

Segundo o  Anuário Pontifício, publicado anualmente pelo Vaticano, Bento XVI era o 265º Papa da história.

Apesar de todas as especulações sobre o atual papa, alguns fiéis e até a igreja católica dizem que o mais importante não é a origem ou o nascimento do papa que importa, mas a união entre as religiões, ou seja, todos os papas, independente de seu nascimento, têm a mesma função, levar a caridade e a palavra de Deus aos povos.