O Ministério da Educação pretende criar mais 11,5 mil vagas em cursos de medicina no Brasil até o ano de 2017. O anúncio foi feito no dia de ontem em parceria com o Ministério da Saúde e revelou 39 cidades que poderão receber novos cursos para formação de médicos brasileiros.

39 cidades poderão receber novos cursos de medicina no Brasil

De acordo com as informações que foram divulgadas pelos dois Ministérios, as cidades foram escolhidAs seguindo alguns critérios, como não oferecer ainda nenhum curso de medicina e também ter mais de 70 mil habitantes. As cidades estão localizadas nos seguintes estados: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O número de cidades poderá aumentar para 46, já que os Ministérios solicitaram que sete cidades se adequassem para receber as autorizações para abertura dos cursos de medicina: Crato (BA), Bacabal (MA), Ananindeua (PA), Itaboraí (RJ), Assis (SP), Indaiatuba (SP) e Pindamonhangaba (SP).

Novos cursos

39 cidades poderão receber novos cursos de medicina no Brasil 2

Apesar de ter fixado o ano de 2017 para abertura das novas vagas, os Ministérios acabaram não fixando nenhuma data nas cidades para efetiva abertura dos cursos. “Nossa preocupação, primeiro, é a qualidade. Vamos dar um prazo para que elas [as faculdades interessadas] apresentem seus projetos. Esse ano ainda queremos aprovar a seleção destas instituições. Automaticamente, elas terão as vagas autorizadas este ano. […] Esse processo vai até 2017. A criação de um curso de medicina requer um grande investimento”, afirmou Henrique Paim, Ministro da Educação.