Com a divulgação das notas oficiais individuais para os estudantes que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o MEC também divulgou algumas informações relacionadas ao desempenho dos alunos de um modo geral. E um número que acabou chamando bastante atenção foi a grande quantidade de redações que tiraram nota zero no processo seletivo: 529.374 ao todo.

200 mil redações do Enem 2014 foram canceladas por fuga ao tema 2

Neste universo de redações canceladas, que acabaram consequentemente causando a desclassificação dos estudantes, mais de 200 mil textos acabaram sendo cancelados por fuga ao tema proposto. Esta teria sido a maior causa de notas zeradas nas redações da última edição do ENEM.

Além do fato dos estudantes não entenderem o tema proposto e acabarem escrevendo sobre algum outro assunto, muitos alunos também acabaram copiando o texto motivados que faz parte do tema da redação, o que também acabou acarretando no cancelamento destes textos.

200 mil redações do Enem 2014 foram canceladas por fuga ao tema

Um outro problema muito recorrente nas redações que foram zeradas foi a quantidade insuficiente de linhas. De acordo com as instruções da prova, o estudante deveria escrever, no mínimo, sete linhas, para que a redação fosse avaliada pela banca.

Redações nota 1.000

O Ministério da Educação também divulgou a quantidade de alunos que conseguiram tirar a nota máxima na prova: apenas 250. Para conseguir este feito o aluno tinha que cumprir cinco competências dentro do seu texto de acordo com os critérios estabelecidos e com a avaliação do profissional.

A nota média da redação no ENEM 2014 ficou em 470,8 pontos, o que representa uma queda em comparação coma nota média do ENEM de 2013, que ficou em 521,2 pontos.