Uma pesquisa criada a partir do levantamento de algumas informações recolhidas durante o ENEM 2014 revela que apenas 16 escolas de ensino médio no Brasil contam com todos os professores atuando na mesma área em que se formaram. Este número representa apenas 0,1% do universo de 14,7 mil escolas que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio.

No restante, ou seja, 99,9% das escolas, existem professores que acabaram se formando em uma determinada área mas que atualmente lecionam em uma área diferente. Um exemplo muito recorrente acaba sendo encontrado nas disciplinas exatas como o caso de professores que se formam em física mas que acabam dando aula de matemática para os alunos.

Um outro dado interessante é que em todas as 16 escolas onde os professores atuam na sua área de formação possuem menos de 200 alunos e apenas quatro delas fazem parte da rede pública de ensino.

Outros dados

0,1 das escolas de ensino médio possuem todos professores atuando na área em que se formaram 2

Um outro levantamento que foi realizado no ano de 2013 pelo movimento Todos Pela Educação revelava que apenas 52% dos professores não atuavam na sua área de formação. Quando a pesquisa filtrava apenas os professores que lecionavam nos anos finais do ensino fundamental este percentual subia para 67,2%.

Escolas

Confira a listra das 16 escolas onde todos os professores atuam especificamente na sua área de formação.

• Colégio Estadual Padre Rômulo Zanchi – Santa Maria (RS)
  • Colégio Universitário – Porto Alegre (RS)
  • Colégio Marco A. Pimenta – Maringá (PR)
  • Sesi – Centro Educacional – São Carlos (SP)