Colégio Web

Frente de onda e raio de onda

Publicidade

Frente de onda e raio de onda
A frente de onda é considerada um conjunto dos pontos atingidos pela perturbação no instante considerado. Ela se movimenta com uma velocidade denominada velocidade de propagação da onda. 

Já o raio de onda é considerado a trajetória dos pontos da frente de onda. Eles dão a direção de propagação da onda e são perpendiculares às frentes de onda nos pontos considerados.

Vejamos os exemplos:
I) Ao arremessar uma pedra pequena na superfície de um lago, o mesmo sofrerá perturbações, que irá se propagar circularmente na superfície do lago, onde será uma onda circular, onde a frente da onda é uma circunferência. Logo podemos concluir que a onda circular é aquela em que sua frente é uma circunferência. 

Vejamos: 


Caso esta mesma pedra seja arremessada várias vezes na superfície do lago, o mesmo sofrerá um trem de ondas circulares. 

Vejamos: 


II) Ao agitar o lago com uma régua, o mesmo sofrerá ondas retas. Logo podemos concluir que a onda reta é aquela que sua frente é um segmento de reta. 

Vejamos: 


III) Uma bobina, ao estourar no ar irá formar uma onda sonora esférica, onde a mesma possui uma frente de onda em forma de superfície esférica. Logo podemos concluir que a onda esférica é aquela que cujo sua frente de onda é uma superfície esférica. 

Vejamos um exemplo: 
Um fósforo aceso (fonte luminosa puntiforme), dentro de um meio homogêneo, isótropo e transparente é capaz de emitir uma onda luminosa esférica. 

Vejamos a ilustração: 

Resumindo:

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados