Colégio Web

Elementos básicos da narração

Publicidade

3. Elementos básicos da Narração

Todo texto narrativo conta um fato que se passa em determinado tempo e espaço. A narração só existe na medida em que há ação (enredo); esta ação é praticada pelos personagens.

Temos então, tempo, espaço, enredo e personagem como os elementos básicos da narração.

Personagem

Literariamente, definimos personagem como a pessoa ou ser personificado ou animado que figura na história e nela se envolve ativa ou passivamente.

Enredo 

O enredo, dentro de um texto narrativo, é o conteúdo do qual esse texto se constrói. O enredo, também chamado de trama. É no enredo que se desenrolam os acontecimentos que formam o texto.

O enredo não é composto apenas do gênero narrativo, o que ocorre é uma predominância deste, mas dentro dele os autores costumam incluir trechos descritivos e dissertativos. No caso de pequenas narrações feitas em escolas ou concursos, isso não ocorre com freqüência devido à pequena extensão do texto.

O enredo é o esqueleto da narrativa, se não há enredo não há narrativa, não há personagens, não há tempo e nem espaço. É com base nele, portanto, que os demais itens que compõem a estrutura da narrativa vão se formando e se relacionando para a construção de um texto coerente e lógico.

O enredo pode ser linear ou não linear.

O enredo linear é a seqüência da história, e equivale à seqüência da narração.

O enredo não-linear é a seqüência da história, e não equivale à seqüência da narração. 

Tempo

Numa narração o tempo pode ser trabalhado cronologicamente ou psicologicamente. 

Tempo cronológico: é o tempo calculado em que se desenrola a ação. Na narração são mencionados dia, mês, ano, hora, minuto, segundo, década, século…, através de expressões como: no dia seguinte, alguns minutos, passaram-se anos, alguns meses depois, etc., para que o leitor tenha a noção do tempo de duração da história.

Tempo Psicológico: é o tempo que não pode ser calculado, apenas flui na mente das personagens. Ou seja, a personagem pode passar por uma situação que aparentemente foi muito longa, mas na realidade tal situação só durou alguns instantes.

Espaço

O espaço é o lugar onde ocorrem as ações das personagens.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados