Colégio Web

O dia do fico

Publicidade

O Dia do Fico é uma expressão ligada a uma frase célebre de dom Pedro, quando estava exercendo a função de príncipe-regente do Brasil, quando o país ainda era um Reino Unido a Portugal e Algarves.

Em 9 de janeiro de 1822, ao receber uma correspondência da corte de Lisboa, ele declarou que ficaria no Brasil ao invés de atender o pedido de Portugal para o retorno à nação de origem. Portugal não mais queria o príncipe na colônia brasileira, pois este tinha ideais diferentes da monarquia portuguesa. A resposta de Dom Pedro foi: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”.

Em 1807, quando quis se expandir por toda a Europa, Napoleão Bonaparte quis invadir o reino de Portugal. Fugindo dos francês napoleônicos, a corte portuguesa se refugiou no Brasil. Aqui passamos a representar o centro da monarquia portuguesa.

Mudanças no Rio de Janeiro

Com a família real no Brasil, muitas mudanças foram observadas especialmente no Rio de Janeiro, sede da corte. A política e a economia passaram por mudanças e, em 1815, o país passou à categoria de Reino Unido, em 1815. Mas o Brasil permanecia como colônia. Depois de cinco anos, com mudanças no cenário europeu e o declínio de Napoleão, novas revoluções eclodiram em Portugal, com a declaração de nova Constituição. Assim, com medo de perder o reinado, dom João VI saiu do Rio de Janeiro e voltou para Lisboa, mas queria levar junto o filho. E daí que dom Pedro resolveu ficar.

A corte não queria que dom Pedro governasse o país e as pressões começaram para que um junta fosse criada na resolução do impasse. Com todos esses contratempos, uma lista com quase 10 mil assinaturas foi concluída para que dom Pedro ficasse no Brasil. Daí ele ter dado toda a ênfase na frase de resposta.

Ele estava se juntando às causas brasileiras e querendo levar a colônia à condição de Independente ainda naquele ano, a partir de setembro. Portanto, o Dia do Fico, acabou sendo um marco na libertação do jugo a Portugal.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados