Colégio Web

A revolução do porto

Publicidade

1. A revolução do porto 

A partir do momento que a Família Real veio para o Brasil, Portugal começou a suportar todos os efeitos da crise econômico-financeira, que desde o século XVIII já era critica. 

Nessa época, por ressentir com a perda do monopólio colonial, a burguesia mercantil não teve como se defender da grande concorrência britânica e tanto os preços como a moeda se desvalorizaram. 

Tanto a crise crescia, como o não contentamento com a ditadura de marechal Beresford (regente inglês que governava com seus plenos poderes, na ausência do rei, ou seja, enquanto o rei estava no Brasil), crescia cada vez mais.

O movimento revolucionário de 1820: 

Em 24 de Agosto do ano de 1820, com a viagem de marechal Beresford para o Brasil, se iniciou no Porto a Revolução Liberal portuguesa. Todos os rebeldes vitoriosos conseguiram a adesão de Lisboa, com a total adesão de todas as tropas e do povo.
 
Lisboa é a capital do reino, e la foi estabelecida a Junta Provisional do Conselho do Reino, onde tinham tanto a missão de realizar o exercício do governo como de preparar os trabalhos constituintes em nome do rei, abolindo assim o absolutismo, e inaugurando a regência de marechal Beresford.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados