Colégio Web

J.J. Veiga

Publicidade

José Veiga, também chamado de José J. Veiga, nasceu em Goiás. Como escritor, passou a ser reconhecido pelo realismo fantástico de suas obras. O lirismo, mesclado com críticas sociais e políticas, levou Veiga a ser muito aclamado pela crítica. Com raízes campestres, continuou a demarcar tais traços em seus livros. O espaço da infância sempre o marcou. Com 45 anos, iniciou sua obra literária e, em 1959, já conquistou o prêmio Fábio Prata com a obra Os cavalinhos de Platiplanto, composta por doze contos.

Suas obras foram traduzidas para leitores dos Estados Unidos, Inglaterra, México, Espanha, Dinamarca, Suécia, Noruega e Portugal. Em 1997, por toda a sua trajetória, acabou sendo agraciado com o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras.

Corumbá de Goiás a Pirenópolis tem uma rodovia com o nove de Veiga. A publicação “A Hora dos Ruminantes” foi bastante aclamada em Goiás e, em 2014, a editora
Companhia das Letras passou a reeditar as obras deste importante escritor brasileiro.

Ao lado de Bernardo Élis Fleury Curado, trata-se de importante filho goiano para o Brasil. Veiga morreu de câncer no pâncreas e anemia.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados