Colégio Web

Confusão de Movimentos

Publicidade

QUANTO AO ESPAÇO DE MOVIMENTAÇÃO:

a) Internos ou Nacionais – Quando o indivíduo muda de cidade, estado ou região, mas não sai de seu país de origem.

Exemplo – Migração de nordestinos para São Paulo.

b) Externos ou Internacionais – Quando acontece migração entre países.

Exemplo – Migração de mexicanos para os EUA.

CONFUSÃO DE MOVIMENTOS – Muitas vezes, porém, esses movimentos se confundem. Há casos em que o migrante desloca-se diretamente da área rural de um país do Magreb (Argélia, Marrocos e Tunísia) para Paris ou para alguma grande cidade da Espanha. Nesse exemplo, a migração é, ao mesmo tempo, rural-urbana e internacional.

QUANTO AO TEMPO DE DURAÇÃO:

a) Temporário – Nesse tipo de migração, a saída é por tempo determinado, ou seja, já existe a intenção de retorno.

Exemplo – Um turista em férias ou um profissional que vai ao exterior para fazer um curso de especialização.

1. Movimento Pendular – Tipo de migração diária na qual os trabalhadores de um grande centro urbano saem do subúrbio (periferia) para o local de trabalho (centro) ao amanhecer, e de lá regressam ao anoitecer.

2. Transumância – Migração periódica (sazonal) e reversível (ida e volta).

Exemplo – Por ocasião da colheita da cana-de-açúcar, muitos sertanejos migram para a zona da mata nordestina, de lá retornando ao finalizarem os trabalhos.

b) Definitivo – Quando o sujeito não quer ou não pode mais retornar ao seu lugar de origem.

Exemplo – Os negros africanos trazidos como escravos para a América.

As motivações e as conseqüências dos processos migratórios são múltiplas. Seguramente, os movimentos modernos, em grande escala, resultam da modernização das sociedades. Mas vistos mais de perto, notaremos que os deslocamentos populacionais variaram de intensidade, de ritmo e de direção ao longo dos séculos XIX e XX.

Porém jamais as discussões em torno dos fluxos migratórios foram tão inflamadas como atualmente. Além da magnitude de seus fluxos, são muitas as polêmicas e os conflitos que têm ocorrido nos países receptores. Muito se tem discutido sobre os prováveis efeitos no mercado e na economia dos países que recebem migrantes e, por outro lado, sobre o significado dos contatos entre universos culturais distintos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados