Colégio Web

O Império Persa (555-331 a.C)

Publicidade

O Império Persa 555 331 a.C. 

Em 555 a.C. Ciro, rei da Pérsia, realizou a unificação política do Planalto Iraniano e conseguiu reunir o Reino Média. Além disso, Ciro destruiu o rei Creso da Lídia conquistando o Segundo Império Babilônico, e assim facilitou a volta dos hebreus à Palestina. 

Durante a batalha de Pelusa em 525 a.C. o sucessor de Ciro, seu filho chamado Cambises, conquistou o Egito quando derrotou o faraó Psamético III. Porém, quando estava se armando para retornar à Pérsia com o objetivo de abafar uma revolta morreu acidentalmente. 

A partir de 522 a.C sob o comando de Dario I, o Império Persa chegou ao seu auge, suas terras dominavam desde a Europa até a Ásia Central. 

O Império Persa foi dividido em satrápias, no qual os setores civil e militar eram administrados por nobres escolhidos, apesar disso, essas províncias também eram vigiadas por funcionários reais, representantes do rei, que atravessavam as satrápias supervisionando o trabalho dos dirigentes. Neste período, o comércio estava sendo bastante estimulado, e com o deslocamento do Império Persa desenvolveu-se diversas capitais como Susa, Persépolis e Pasárgada. 

Por volta de 448 a.C. teve início as guerras médicas quando Dario ordenou que todas as colônias gregas da região deveriam pagar tributos à Pérsia, provocando revolta das colônias contra o poder do rei. Devido a isso começou as lutas entre Ocidente (gregos) e Oriente (persas). 

Na sua primeira tentativa Dário vai à planície Maratona com 60 mil soldados e começa uma grande luta contra 12 mil gregos que eram comandados por Milcíades. Mesmo com a grande diferença no número de soldados os atenienses venceram a batalha.

O início da queda do Império Persa ocorreu quando o reinado estava sob o comando de Xerxes, que na batalha de Salamina também foi vencido pelos gregos; a sua independência política teve fim após a morte de Dario III e diante da posse dos macedônios e gregos, liderados por Alexandre Magno. 


Baixos-relevos persas, pagando tributos ao rei Dario I

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados