Colégio Web

Cálculo de probabilidade

Publicidade

Cálculo de probabilidade
A grande parte dos cálculos genéticos é solucionada através da probabilidade. Portanto, vamos compreender um pouco mais aquilo que é essencial para fazer estes cálculos.

A probabilidade de um evento A, denotada por P(A), é um número de 0 a 1 que indica a chance de ocorrência do evento A.
 
Quanto mais próxima de 1 é P(A), maior é a chance de ocorrência do evento A, e quanto mais próxima de zero, menor é a chance de ocorrência do evento A. A um evento impossível atribuir-se a probabilidade zero, enquanto que um evento certo tem probabilidade 1,0.

As probabilidades podem ser expressas de diversas maneiras, inclusive decimais, frações e porcentagens. Por exemplo, a chance de ocorrência de um determinado evento pode ser expressa como 20%; 2 em 10; 0,20 ou 1/5.

O ponto central em todas as situações onde usamos probabilidade é a possibilidade de quantificar quão provável é determinado EVENTO.

As probabilidades são utilizadas para exprimir a chance de ocorrência de determinado evento. Isto significa que ela apresenta uma possibilidade e não uma convicção.

Portanto na genética, quando é usada a probabilidade não quer dizer que os seres vivos terão os genótipos de acordo com os cálculos, pois ela apenas apresenta algumas chances.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados