Colégio Web

Origem do Mel

03 de Outubro é o dia das abelhas.

Publicidade

O mel é um alimento totalmente natural, que é proveniente de um órgão das flores, o nectário. O néctar é constituído de água e açúcar, e outras substâncias como, aminoácidos, minerais, vitaminas, ácidos orgânicos, enzimas, óleos aromáticos, etc. Além disso, é um produto açucarado que é produzido pelas abelhas através do néctar que elas sugam das flores ou de secreções de partes vivas das plantas.

As substâncias que são sugadas pelas abelhas são levadas ao seu sistema digestivo onde são transformadas e em seguida são depositadas nos alvéolos da colmeia para amadurecer. Após a abelha recolher o néctar das flores, ele é misturado com outras substâncias e administrado por elas, quando ocorre à transformação ele é colocado em alvéolos da colmeia até tornar-se maduro.

Nem todo mel é igual, as características deles como, cor, sabor, viscosidade, não dependem da abelha, mas sim o tipo da flor, das zonas geográficas e condições climáticas.

Sempre que possível, a abelha procura nectários com um teor de açúcar alto. Diariamente a abelha passa por mais de 50 mil flores, e faz de 13 a 17 viagens das flores até a colmeia  Elas voam aproximadamente 500 metros.
A quantidade de plantas que crescem e produzem néctar em um determinado período também influenciam na composição do mel.

O néctar é depositado na colméia pelas abelhas coletoras sobre os favos. As abelhas mais jovens é que vão fazer o trabalho de transformação do mel. As abelhas caseiras preparam o mel e avaliam a umidade e teor de açúcar.

Depois de pronto ele é colocado nos alvéolos, e enquanto isso outras abelhas ficam observando se tudo está correndo bem, e abanam a suas asas para manter a temperatura local e secar o excesso de água. Por fim, se tudo estiver correto, os alvéolos são cobertos com uma fina camada de cera.
Existem muitas variedades de mel, dependendo da sua origem ele pode ser: Mel de eucalipto, de laranja, de cipó-uva, de marmeleiro, de assa-peixe, etc.

O mel é o alimento natural de maior fonte de energia. Ele pode ser consumido por qualquer pessoa de qualquer idade, e diariamente, pois ele equilibra o processo biológico do corpo, por ser o único alimento que contém proporções equilibradas de fermentos, vitaminas, minerais, ácidos e aminoácidos, semelhantes a hormônios, substâncias bactericidas e aromáticas. Pode ser consumido puro ou em Sucos, Vitaminas, Iogurtes, Salada-de-frutas, etc.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados