Colégio Web

Poluição

14 de agosto é o dia de controle da poluição industrial.

Publicidade

A poluição não é um problema atual que atinge o mundo, mas uma causa muito antiga que vem desde a Revolução Industrial que foi o tempo onde ocorreram muitas mudanças tecnologicas com grandes mudanças no processo produtivo.

Os maquinários começaram a superar o trabalho humano. Os principais equipamentos foram as máquinas à vapor, a partir dai, outros tipos de equipamentos maiores e que precisassem de mais combustível começaram a aparecer e isso acarretou aos poucos grandes mudanças no clima.

Hoje, a poluição das empresas vem aumentando cada vez mais destruindo aos poucos meios como: água doce, atmosfera, oceano e solo.

E, consequentemente os seres vivos que dependem desses recursos para sobreviver acabam sofrendo as consequências da poluição.

Além disso, por causa do crescimento da população, o próprio homem a fim de construir mais indústrias ou em busca de moradia, acaba desmatando áreas florestais, com isso, retiram boa parte do oxigênio que nós e os animais respiramos despejando resíduos de produtos tóxicos em áreas como rios e mares.

Além da poluição industrial, existem outros tipos que afetam a humanidade:

Poluição sonora: é aquela causada pelo excesso de barulho em certo local. No caso de quem mora na cidade, a poluição sonora se dá pelo barulho dos carros. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o limite máximo tolerável para a saúde humana é de 65dB o que geralmente não acontece em grandes centros urbanos.

Poluição Visual: Os principais causadores de poluição visual são os cartazes, outdoors, placas de lojas e outros meios que em excesso acabam sendo considerados poluição visual.

Poluição atmosférica: Como o nome já diz, a poluição atmosférica é aquela que tem a ver com o ar que respiramos.

Os principais causadores desse tipo de poluição são as indústrias, carros, gases como dióxido de carbono óxidos de enxofre e materiais particulados.

Esse tipo de poluição pode causar problemas respiratórios.

Poluição da água: talvez seja considerada um dos tipos de poluição mais comuns, a poluição da água é causada pelos resíduos jogados nos rios, lagos.

Atualmente existem leis que proíbem este tipo de destinação para os esgotos, mas ainda são muitos os locais onde isso acontece devido, dentre outras coisas, à fiscalização deficiente.

Poluição do solo: Todo resíduo que é despejado no solo sem cuidado algum (o que não é o caso de aterros sanitários, por exemplo) caracteriza um tipo de poluição.

Não tem como voltar atrás e desfazer toda a poluição do mundo, mas existem ações simples que cada pessoa pode fazer como: não jogar lixo no chão, nas ruas, tentar andar mais de bicicleta, a pé e deixar o carro em casa, não colocar placas grandes em lojas, separar o lixo entre outras.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados