O grande problema da escola é ensinar muito conteúdo e não dar valor prático a eles. Se a grade curricular tivesse o intuito de preparar as pessoas para a vida em si, o ensino seria muito melhor, pois as crianças e adolescentes veriam a importância do seu uso.

Um bom exemplo é a porcentagem. Não há melhor maneira de ensinar esta matéria do que falar de dinheiro. Todos gostam disso, portanto, fica mais fácil entender o seu real poder. Economia financeira deveria ser mais incentivada nas escolas!

Por exemplo, o desconto em muitos produtos que as lojas oferecem pode parecer pouco, mas sabia que em termos de porcentagem, não? Ao entender melhor como funciona o grande volume, você verá que quase toda promoção é válida.

Por que os descontos são mais atrativos quando pensamos em porcentagem?

Por que os descontos são mais atrativos quando pensamos em porcentagem

Às vezes chegamos a uma loja e damos de cara com um pôster dizendo que um determinado produto caiu de X para Y. Então, costumamos pensar: “Nossa, poucos centavos deste jeito, isso não é desconto”. No entanto, nem tudo é o que parece!

Você se lembra de como calcula porcentagem? Você faz a relação entre as diferenças dos preços para ver quanto foi o desconto. Um produto que caiu 10 centavos, pode ser uma grande promoção ou não, depende de quanto equivale a porcentagem destes centavos.

Rentabilidade mensal de investimentos

Vamos supor que você tenha ido ao mercado, estava tudo de promoção e a sua compra saiu mais barato do que costuma custar. Seus gastos costumam bater 500 reais, mas nesta compra você adquiriu tudo que precisava por 450 reais.

Alguns podem pensar: “Mas que promoção é esse? A pessoa economizou 50 reais só!”. No entanto, o ideal é ver a porcentagem. De 500 para 450, são 10% a menos. Agora veja os investimentos em que as pessoas estão acostumados. 10% são bastante coisa! A taxa SELIC equivale a 8,5%. Portanto, pode parecer pouco, mas não é.

O mesmo equivale ao preço do quilograma da carne. Se caiu de 20 reais para 18 reais, são 10% também. Então, é, sim, um bom desconto! A dica é: não veja o valor bruto, mas o quanto representa em termos de porcentagem.

Lojas fazem milhões de vendas

Outra forma de visualizar um desconto é projetando não apenas uma venda, mas, sim, milhares ou milhões. Pode parecer que 10 centavos não é muito, mas agora multiplique este valor por 1000, 10000, 100000… Verá que faz bastante diferença!

Se o desconto equivale a 10% e eles vendam o mesmo montante de antes, eles terão prejuízo de 10%, o que é bastante coisa para empresas milionárias! Então, veja um desconto para um número grande, não se prenda aos centavos ou reais.

Todo centavo economizado é um centavo a mais!

Por fim, pense que toda economia vale a pena no longo prazo. Ainda utilizando o exemplo dos 50 reais economizados na compra. Se você conseguir economizar este valor durante o ano, você conseguirá 600 reais, ou seja, um salário mínimo, apenas diminuindo 10% dos seus gastos no mercado.

Reflita sobre a porcentagem e os descontos, e veja como é importante e interligado!