Colégio Web

Unidades de Medidas de Comprimento e o Dia a Dia

Você já reparou que existem crianças mais altas e mais baixas que você? Vamos aprender quais são os instrumentos de medidas. Confira todos os detalhe!

Publicidade

Você já reparou que existem crianças mais altas e mais baixas que você? Como podemos ter a certeza da altura das pessoas? Vamos aprender quais são os instrumentos de medidas e de que forma podemos medir as pessoas e os objetos!

Medidas de comprimento

O homem através dos tempos sentiu a necessidade de medir os objetos e a si mesmo. Durante muito tempo utilizou o próprio corpo como referência para medir. Foi a partir desse momento que surgiu às medidas como a polegada, o palmo, o pé, o passo e tantas outras. Algumas dessas medidas utilizamos até hoje.

Essas medidas não eram exatas e causavam muita confusão, pois cada pessoa tem um tamanho diferente de pé e de mão. Era necessário criar uma medida padrão, ou seja, que fosse igual para todas as pessoas. Foi assim que foi estabelecida a medida padrão de comprimento: o metro. É representado, simbolicamente, por m.

Para medir utilizamos alguns instrumentos como a régua, a trena, a fita métrica e o metro articulado, além de vários outros instrumentos. Cada instrumento se adapta melhor para determinadas profissões. Como a fita métrica para a costureira, o metro articulado para o pedreiro, e a régua para o estudante.

Utilizamos instrumentos diferentes para medir grandes e pequenas quantidades. Grandes comprimentos, como de estradas, de ruas, distâncias entre cidades, usamos o quilômetro. Simbolicamente, representamos por Km. Para medir comprimentos pequenos como uma tesoura, uma caneta, um inseto, uma lâmpada, usamos o centímetro. Simbolicamente, é representado por cm.

Unidades de Medida

Problemas matemáticos com Medidas

  • Gustavo comprou 55 metros de arame para fazer uma cerca. Ficou faltando arame para terminar a cerca, por isso comprou mais 35 metros. Quantos metros ele comprou ao todo para fazer a cerca?
  • Dona Vera comprou 5 metros de fita para costurar em um vestido. Dona Catarina comprou 2 vezes mais de fita para bordar. Quantos metros de fita têm as duas juntas?
  • Roberto vai fazer um armário e comprou 26 metros de madeira. Já gastou 18 metros. Quantos metros sobraram?
  • Tia Claudia vai numa festa a fantasia. Ela precisa fazer um vestido e comprou 3 metros de tecido. Quantos metros ela gastará para fazer 4 fantasias iguais?
  • A distância da casa de Janaina até a cidade é de 68 metros. Janaina já andou a metade. Quantos metros ainda faltam para ela chegar até a cidade?

Curiosidade

Você sabia que o Pico da Neblina é o ponto mais alto do Brasil? Ele mede 3.014 metros e se encontra no município de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas. O acesso até o pico é muito complexo; é preciso ir de carro, barco e caminhar um longo trajeto até chegar. É considerado um passeio muito radical, tem que ter coragem para arriscar vários dias de passeio. Essa cidade tem como seus moradores os descendentes dos índios Ianomâmis e Tucanos.

Agora é a sua vez de pesquisar! Você sabe qual é o animal mais alto do mundo? Boa pesquisa (depois escreva nos comentários)!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados