Os sistemas de equação são ferramentas muito comuns na resolução de problemas em várias áreas (matemática, química, física, engenharia,...) e aparecem sempre em concursos e exames, como é o caso do vestibular. Os sistemas, geralmente, são resolvidos com uma certa facilidade o que causa muitas vezes uma desatenção, por parte do aluno, já que ele não tem dificuldade para encontrar a solução do sistema. Mas ele esquece que a dificuldade está na armação e principalmente na solução final da questão. Os sistemas são ferramentas que mesmo funcionando necessitam de alguém que saiba o construir com elas.
II – MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU
Além de saber armar o sistema é bom saber fazer a escolha pelo método mais rápido de resolução.
Vou apresentar três métodos sendo que o mais utilizado é o método da adição.
1º) método da adição
Este método consiste em deixar os coeficientes de uma incógnita opostos. Desta forma, somando-se membro a membro as duas equações recai-se em um equação com uma única incógnita.
EXEMPLO:
![]()
1º passo: vamos multiplicar a primeira linha por -1 para podermos cortar –2x com 2x

2º passo: Substituir y = - 2, em qualquer um das equações acima e encontrar o valor de x.

3º passo: dar a solução do sistema.
S = { (4, -2) }
2º) método da substituição
Este método consiste em isolar uma incógnita numa equação e substituí-la na outra equação do sistema dado, recaindo-se numa equação do 1º grau com uma única incógnita.
EXEMPLO:
![]()
1º passo: vamos isolar o y na primeira equação para podermos substituir na Segunda equação.
![]()
2º passo: Substituir y = 6 – 2x, na segunda equação para encontrar o valor de x.

3º passo: Substituir x = 4 em y = 6 – 2x, para encontrar o valor de y.
y = 6 – 2x
y = 6 – 2.4
y = 6 – 8
y = -2
4º passo: dar a solução do sistema.
S = { (4, -2) }
Escolha uma opção: Corrigir este conteúdo ou Acrescentar informação.
1º grau classificação das matrizes condição de existência e operação da matriz inversa derivada das funcoes equações exponenciais fórmula do termo geral inequações exponenciais operações com matrizes produto de matrizes regra de chió seção sistema teorema de laplace tipos de matrizes volume e área da esfera equação funcao grafico
© Copyright 2001-2008 Grupo iPED. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização. Exceto para o meio acadêmico no formato impresso.
Grupo iPED - Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução em qualquer meio digital deste conteúdo. Este material encontra-se no site www.colegioweb.com.br e pode ser utilizado em qualquer meio impresso acadêmico, desde que mantida esta referencia.