Colégio Web

O que são funções polinominais?

Publicidade

Dentro dos estudos matemáticos, diversos recursos e funções permitem ser pesquisados com maior profundidade para garantir um amplo entendimento sobre diversos outros assuntos, dinamizando o conteúdo de forma mais generalizada e garantindo ampla absorção dos conceitos abordados em uma ou várias temáticas. Nos estudos aritméticos, um recurso que nos permite entender diversos outros temas matemáticos é a função polinomial, que auxilia no estudo de equações e pode trazer respostas para várias outras perguntas estabelecidas entre o calculo de raízes idênticas, cálculos de primeiro e segundo grau, soluções exatas para equações do terceiro e do quarto grau, entre outros.

O que é uma função polinomial

funções polinominais

Classificadas como graus de nível variado, as funções polinomiais são valores correspondentes aos números do maior expoente da variável de um polinômio, sendo uma função capaz de medir a composição de graus diferentes. A partir da análise destas funções, a montagem de gráficos é essencial para entender a proporção dos graus da função e sua composição. Uma função constante, por exemplo, conta com a representação em gráfico de uma reta paralela ao eixo horizontal, o chamado eixo x.

Ambos os eixos do gráfico seguem a partir do ponto 0, que é o grau nulo em uma função polinomial, seguindo entre eixos horizontais (denominados x) e eixos verticais (chamados de y).

Para que serve a função polinomial

As funções polinomiais servem para estudar em forma de gráfico a localização e o número exatos de uma função, considerando a análise de seus zeros na solução da equação. As funções polinomiais são objeto de estudo da matemática há séculos, servindo como formula para facilitar o cálculo de raízes exatas de equações gerais do segundo grau. As fórmulas, raramente aplicadas na matemática atual, ajudam a encontrar a solução real e exata de equações com a ajuda dos fatores expostos.

No estudo da complexidade de algumas raízes e na análise de zeros, as funções polinomiais permitem o desenvolvimento de soluções acerca desse tipo de problemática.

O que são funções polinominais

Como funciona a função polinomial

A função vai seguir à medida que os valores do eixo x comecem a ser atribuídos, além de seu correspondente valor em y, constituindo um par ordenado (x,y) que será disposto em representação gráfica no plano cartesiano. Uma fórmula simples de função polinomial é aplicada para descobrir a função e o valor de cada monômio ou expoente. Sua expressão vem através da seguinte forma para domínio da função em qualquer grau.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados