Diversos estudos já comprovaram, metade dos brasileiros não gosta ou não se identifica de jeito nenhum com a matemática. Muitos por medo dos números, outros por pura preguiça. Há profissionais letrados que fogem de matérias e cursos que possuem a matemática como tema, para não ter que lidar com os números. A matemática é dividida em diversas gamas e ramificações, ou seja, há conteúdos diversos para a aplicação da matemática e suas propriedades. Na escola, professores contam que é uma dificuldade ensinar e aplicar matemática para certos alunos. Para a pequena metade de alunos que gostam de matemática, os professores contam que, além de lidar com facilidade com o aprendiz, ele tem uma propriedade imensa em lidar com equações e potências. Neste post, vamos abordar a matemática financeira, que é muito importante para a economia.

Como é a matemática financeira?

A matemática financeira é algo bem complexo, que tem conceito aplicativo, ou seja, lida com rendimentos, seja ele, em relação a débitos, na maioria das vezes, e também em relação aos créditos. É através da matemática financeira que se chega aos valores definitivos a serem pagos ou recebidos. Entre os itens que podemos associar estão: os juros, inflações, investimentos e, principalmente, os empréstimos.

Matematica Financeira

Os técnicos em matemática financeira costumam distribuir suas tarefas e demandas da seguinte forma: em primeiro ponto, o saldo, que é a referência principal, pois caracteriza a soma do principal com o juro em um determinado momento; essa é a classificação mais simples de ser explicada. Os juros são uma segundo temática da matemática financeira. Eles se caracterizam pela compensação depositada pelo tomador de um empréstimo ou função financeira. Ele deve correr e estabelecer suas responsabilidades para poder pagar a fatura até o dia limite do pagamento. Após o dia final, ele pode ter de pagar taxa de juros, que podem variar de local para local. Ainda há outras duas funções, o capital ou valor presente e a parcela ou pagamento.

A matemática financeira tem várias fórmulas e aplicações, ou seja, possui números e valores infinitos em sua existência. A matemática financeira tem grande importância em todas funções bancárias. Dentre suas fórmulas estão: juros simples e juros compostos. Vale lembrar que, até mesmo quando você efetua uma compra e terá de pagar parcelado, você está efetuando uma matemática financeira, pois há propriedades e valores distintos nessa compra, principalmente se na hora do pagamento de das parcelas você atrasar e ter que recorrer a um novo pagamento.