Colégio Web

O que é análise combinatória?

Publicidade

A matemática está entre uma das matérias mais detestadas pelas pessoas. Isso porque embora ela seja fundamental não somente na escola, mas para tudo na vida, recebe a fama de ser difícil e complicada.

Mas, nada disso é preciso quando se tem bons livros, professores e também um pouco de boa vontade de aprender, não é mesmo? E quando o assunto são as matérias de matemática, há diversas que estão entre as mais conhecidas e que as crianças aprendem logo cedo.

Porém, também há outras um tanto quanto mais encorpadas que contém mais detalhes, que somente são aplicadas no ensino médio e outras até mesmo em cursos específicos, na faculdade.

Combinatoria Analise

Entre as matérias mais conhecida da matemática, está a análise combinatória. Este é um tipo de matéria como todas as outras que necessita de raciocínio lógico, e o principal objetivo é de analisar possibilidades e combinações.

Um bom exemplo disso para entender, é que para saber quantos números de quatro algarismos são formados com os algarismos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 9, é necessário realizar a aplicação das propriedades da análise combinatória. Dessa forma, para conseguir fazer os cálculos deste tipo de problema, é necessário estudar algumas propriedades da análise combinatória.

E entre essas propriedades da análise, estão os princípios fundamentais da contagem, fatorial, arranjos simples, permutação simples, combinação e também a permutação com elementos repetidos.

Análise Combinatória

Com isso, a análise combinatória é um estudo que tem o objetivo de permitir que se descubram as mais variadas possibilidades de uma possível combinação de variáveis. Esta é uma matéria de extrema importância e geralmente costuma estar presente em diversos tipos de provas principalmente para concursos públicos e também os vestibulares. Isso forma, ela é repleta de pensamentos um tanto quanto abstratos, e assim necessita de raciocínio lógico e mais rápido.

Costuma ser uma das matérias mais temidas pelos vestibulandos e pessoas que irão prestar determinados concursos e já sabem que a análise combinatória estará presente em uma porcentagem alta. Mas, não é preciso se desesperar ou entrar em crise, pois, apesar de receber a fama pela dificuldade em que impõe devido a precisar ter um pensamento mais aguçado, a matéria requer treinos. Pois, não dá para saber qual será o tipo de problema que cairá numa prova não é mesmo? Dessa forma, é necessário treinar um pouco a cada dia, e assim conseguir um resultado satisfatório.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados