Colégio Web

Melhores desafios matemáticos

Publicidade

A maior parte das pessoas simplesmente não gosta de matemática, e por este motivo, aprender cálculos e operações acaba sendo algo penoso e extremamente chato, principalmente por conta da abordagem usada pela maioria dos professores.

Por isso, cada vez mais formas diferenciadas estão surgindo para procurar dar à matemática, um ar menos sisudo e mais divertido, especialmente na internet, onde um grande número de joguinhos e desafios matemáticos surge para ensinar e divertir.

Portanto, neste artigo, nós vamos procurar mostrar para você, alguns exemplos dos melhores desafios matemáticos existentes na atualidade, que podem servir para quem deseja exercitar seus conhecimentos, bem como também para quem deseja aprender mais.

desafios matemáticos melhores

Muito mais do que um passatempo

Se para alguns, os desafios matemáticos podem ser encarados como meros passatempos, a verdade é que eles começam a ganhar uma importância muito maior e que só faz crescer, especialmente no que diz respeito ao aprendizado.

Para alguns especialistas no assunto, desafios matemáticos podem ser encarados como sendo uma alternativa das mais interessantes para quem deseja aprender matemática e simplesmente não consegue fazê-lo por meio de outras formas mais tradicionais de ensino, como as aulas em sala de aula.

Desafios matemáticos também podem ser encarados como uma ferramenta complementar para que alunos possam se exercitar nas horas vagas depois da aula, se divertindo e aprendendo ao mesmo tempo.

Exemplos de desafios matemáticos mais comuns

Agora que já sabemos qual a importância e quais as aplicações de desafios matemáticos, vamos visualizar alguns dos mais importantes e mais comuns, que também podem ser encarados como os melhores desafios matemáticos da atualidade.

Desafios melhores matematicos

Os pedreiros

Se dois homens constroem juntos 1 muro em apenas 3 dias, quantos dias serão necessários para que 10 homens, trabalhando juntos, construam 5 muros?

Neste desafio, há 10 homens para construir 5 muros e temos como base o fato de que 2 homens são suficientes para construir 1 muro em 3 dias, fica claro entender que o resultado será: 3 dias.

Isto mesmo, já que se cada 2 homens levam 3 dias para construir 1 muro, levando em conta que cada dupla irá começar ao mesmo tempo, cada uma irá levar 3 dias para construir o seu respectivo muro. Logo, 10 homens terão terminado 5 muros nos mesmos 3 dias.

O dilema dos bois

Um proprietário tinha em sua fazenda nada menos do que 50 bois e 100 vacas, que num dia de tempestade, acabaram se refugiando debaixo de uma árvore, que caiu em virtude de um raio, resultando na morte de 15 vacas. O proprietário foi recontar seu rebanho no dia seguinte e a pergunta que fica é a seguinte: quantos bois restaram na fazenda?

Este é mais um desafio de lógica do que qualquer outra coisa, já que ao apresentar um pouco mais de atenção, é possível observar que apenas as vacas morreram, portanto, há os mesmos 50 bois.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados