Colégio Web

Medidas de massa

Quilograma, grama e tonelada

Publicidade

Quando precisamos ir às compras, especialmente na hora de estacionar na seção de carnes, verdura, frutas, legumes, arroz, feijão, açúcar e outros ingredientes, quais medidas utilizamos para finalizar as compras de supermercado?

É aí que entram os conceitos da Matemática. Nessa hora das compras, vamos utilizar os conhecimentos sobre medidas de massa. Entre eles, o conceito de quilograma, grama e, raras vezes, o conceito de tonelada.

Grama

Entendendo como funciona o pesoUm exemplo: comprar 400 gramas de manteiga. O grama é uma das principais medidas de massa existente no universo das medidas. Isso porque todas as outras medidas vão derivar dessa primeira. Para isso, ou serão múltiplos (se forem maiores) ou submúltiplos (caso sejam menores).

Os múltiplos da medida grama são chamados de decagrama (dag), hectograma (hg) e o quilograma (kg).

Já os submúltiplos são aqueles chamados de decigrama (dg), centigrama (cg) e miligrama (mg). Esse último, também é bastante observado na compra de medicamentos farmacêuticos.

Entendendo as conversões

De forma mais detalhada, também é importante ficar atento a como se dão os processos de conversões. Confira:
1 quilograma (kg) possui 1000 gramas (g)
1 hectograma (hg) possui 100 gramas (g)
1 decagrama (dg) possui 10 gramas (g)
1 grama (g) é igual a:
10 decagramas (dg)
100 decigramas (cg)
1000 miligramas (mg)

Grandes pesos

Quando se trata de consumo doméstico, os termos mais usados são o grama ou quilograma. Já quando se trata de pesos muitos maiores, a exemplo de uma carga de caminhão ou mesmo o transporte realizado por navios, aviões ou outros meios de transporte é mais utilizado o termo tonelada. Fique por dentro das conversões!

1 tonelada = 1000 quilogramas (kg)
1 tonelada = 1 000 000 de gramas (g)

Outro termo bastante utilizado quando o assunto são as medidas de massa é o arroba. Mas, não se engane…esse não é o @ do mundo cibernético. O termo arroba é referente a 15 quilogramas de qualquer produto, especialmente utilizado por produtores agrícolas e bastante comum quando se pesa fumo, cacau ou algodão.

Diferença entre corpo e massa

Diferença entre massa e peso

Agora que você já conhece as três principais medidas de massa é importante explicar a diferença entre massa e corpo.

O conceito de massa explica qual a quantidade de matéria que existe dentro de um determinado corpo. Nesse caso, poderemos medir a massa na Terra ou em qualquer outro local fora dela.

Já o peso dos corpos diz respeito à força com a qual um corpo é atraído, pela gravidade, para a região central da terra. O peso, portanto, vai variar a partir do local em que o corpo está localizado.

Para exemplificar: um homem, na Terra ou mesmo na Lua, vai ter uma massa com o mesmo valor. Já o seu peso, vai variar até seis vezes mais na terra do que no “planeta” lunar.Isso ocorre porque a gravidade da Terra é seis vezes maior que a da Lua.

Treinando

E, para treinar um pouco mais, que tal ficar ligado nesses joguinhos? Assim o conhecimento fica mais explicado e fácil de ser memorizado. Clique aqui e acompanhe como funciona a brincadeira!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados