Colégio Web

História da contagem e os sistemas de numeração

Chegou um certo momento que o homem viu a necessidade de contar as coisas. Assim, surgiram os numerais, e, futuramente, os sistemas. Confira mais detalhes!

Publicidade

Lá no começo da história da humanidade os homens se comunicavam por meio de sinais, desenhos e sons. Era muito parecido com a comunicação em Libras que é usada entre os deficientes visuais, atualmente.

Antigamente, não se usava a escrita, os desenhos eram feitos em madeira, pele de animais e mais tarde em papel. Com o passar do tempo, os sons foram se transformando em palavras, surgindo à linguagem falada. Os desenhos então se transformaram em escrita.

O homem foi evoluindo e sentiu a necessidade de contar os objetos, pessoas, animais e tudo mais ao seu redor.  Sendo assim, ele criou os números. Esses números representavam uma quantidade e para expressa esses números, o homem usou mais uma vez símbolos.

A necessidade de contar

Primeiramente, o homem primitivo usava como símbolo para sua marcação um pedaço de madeira em que fazia um traço para cada animal que era abatido. Portanto, cada animal abatido correspondia a um traço. O homem para contar fazia correspondência, ou seja, estabelecia correspondência entre um conjunto de objetos e outro conjunto, dessa forma sabia quantas coisas possuía. Exemplo animais, objetos, quantidade de alimentos, etc.

O homem primitivo fazia essa mesma correspondência quando sentiu a necessidade de criar animais. Para saber a quantidade de animais que possuía tinha que contar e usava objetos como pedras, para saber se o seu rebanho tinha aumentado ou diminuído. Foi nesse momento que surgiu a ideia de somar e diminuir fazendo a correspondência um a um. A cada pedra que o homem primitivo contava era equivalente a um animal. Vamos entender melhor! Pense!

Há correspondência um a um entre os dedos de sua mão direita e os dedos de sua mão esquerda? Na sua sala de aula há correspondência um a um entre os alunos e as carteiras da sua sala?

Contagem

Número e numeral

Já sabemos então que os números foram criados pelo homem a partir da contagem que fazia no seu dia-a-dia.

Para exprimir a ideia de quantidade usamos o número. Esse número foi representado por um símbolo que chamamos de numeral.  Como, por exemplo, para contar ovelhas, ou gado de seu rebanho o homem uso palavras para expressar o número e símbolos para expressar os numerais: palavra – um, dois, três e símbolos – 1, 2, 3. Dessa forma, usamos numerais para representar os números.

O que é um sistema de numeração?

Um sistema de numeração é um conjunto de símbolos e regras que permitem representar qualquer número.

Existem vários exemplos de numerais de sistema de numeração como o sistema de numeração egípcio, o sistema de numeração babilônico, o sistema de numeração romano. Esse último sistema ainda é ensinado nas escolas, pois ele ainda é usado em marcação de textos, usado em relógios. Exemplo:

Símbolo romano

I

V

X

L

C

D

M

Símbolo atual

1

5

10

50

100

500

1000

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados