Colégio Web

Elementos da divisão matemática

Qual a importância do “resto” na divisão?

Publicidade

A divisão matemática pode ser observada em diferentes situações no dia-a-dia. Com ela, muitos problemas são resolvidos e muitas alternativas são apresentadas.

Vamos para a prática: Mariana foi viajar de avião pela primeira vez. Na aeronave era possível transportar 50 passageiros. No aeroporto foram vistas 17 aeronaves. Nesse caso 17 X 50 passageiros. O total: 850 no maravilhoso céu azul.

Divisão e seus elementosO problema é que a cidade de Mariana era vizinha à cidade em que seria realizado um dos importantes jogos da Copa do Mundo. E, quase toda a cidade, queria “pegar” o avião e ver esse belo espetáculo do futebol. E aí, quantas pessoas poderiam ir nessa viagem? Será que todo mundo conseguirá ver a Copa?

Alguma coisa estava errada e os cálculos precisam ser revistos. A equação deve ser revista. Vamos lá!

O número 895 (dividendo) representa a quantidade total de cidadãos interessados em assistir ao jogo da Copa. Cada aeronave comporta 50 passageiros. Na equação, esse “50” representa o divisor. Quando multiplicamos 50 por 17 vamos obter 850. Essa é a quantidade máxima de passageiros em 17 aeronaves. Se subtrairmos 895 por 850, obteremos 45, que nessa nossa divisão é chamado de resto.

Qual a importância do “resto”?

Divisão matemáticaNa divisão matemática o “resto” precisa receber uma atenção toda especial, pois ele não é apenas um número da divisão. O que ele representa? Porque tanta importância?

Ele apareceu depois que foi feita a subtração de 895 por 850. Esses números representam pessoas, indivíduos. Se ignorarmos o “resto” 45 é o mesmo que deixarmos esses passageiros sozinhos no aeroporto.

Foi nesse momento que Mariana alegou que seriam necessários 18 aeronaves para garantir que todos iriam ver o jogo da Copa do Mundo.

Antes de decorar como se faz um processo de divisão experimente visualizar a questão na prática. Busque algum exemplo real sobre os números que você observa na expressão matemática. Em seguida, entenda a importância e o significado de cada elemento da divisão. Só assim você conseguirá entender e não apenas decorar com o funciona o processo da divisão.

O resto pode até parecer algo insignificante, mas ele é uma peça que frequentemente aparece na divisão matemática. Quando não há existência de resto, temos o caso de uma divisão inteira. Os matemáticos e outros especialistas da área de exatas sempre encontram fórmulas para organizar a divisão e, de antemão, entender se haverá ou não o caso de resto.

No vídeo abaixo você confere uma dessas possibilidades. E você, como faz para deixar de forma mais simplificado o “mistério” do resto? Deixe também as suas sugestões sobre esses e outros assuntos da área de exatas! Até a próxima!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados