Colégio Web

Conceitos importantes da trigonometria

Publicidade

A Trigonometria é o estudo da matemática responsável pela relação existente entre os lados e os ângulos de um triângulo.

Nos triângulos retângulos (possuem um ângulo de 90º), as relações constituem os chamados ângulos notáveis, 30º, 45º e 60º, que possuem valores constantes representados pelas relações seno, cosseno e tangente.

Nos triângulos que não possuem ângulo reto, as condições são adaptadas na busca pela relação entre os ângulos e os lados.

Devemos ressaltar que a Trigonometria objetivou a elaboração dos estudos das funções trigonométricas, relacionadas aos ângulos e aos fenômenos periódicos.

A trigonometria possui diversas aplicações práticas, sendo identificada na Engenharia, Mecânica, Eletricidade, Acústica, Medicina, Astronomia e até na Música.

Conceitos importantes da trigonometria

Trigonometria

Teorema de Pitágoras

O Teorema de Pitágoras possui papel importante no desenvolvimento dos estudos trigonométricos, pois é através desse princípio que desenvolvemos fórmulas teóricas comumente usadas nos cálculos relacionados a situações práticas cotidianas.

Este Teorema estabelece que “A soma do quadrado das medidas dos catetos (lados que formam o ângulo de 90°) é igual ao quadrado da medida da hipotenusa (lado oposto ao ângulo de 90°)”.

Arcos

É a porção compreendida entre dois pontos extremos de uma curva, possuindo algumas definições que são utilizadas para suas medidas, a saber:

  • Radiano, definido como a medida de um arco que tem o mesmo comprimento que o raio da circunferência na qual estamos medindo o arco;
  • Grau, que corresponde à medida de um arco que corresponde a 1/360 do arco completo da circunferência na qual estamos medindo o arco;
  • Grado, referente a medida de um arco igual a 1/400 do arco completo da circunferência na qual estamos medindo o arco.

Ângulos

É a região de um plano determinada pelo encontro de duas semirretas que possuem uma origem em comum, chamada vértice do ângulo.

Seno

Num triângulo retângulo, o seno de um dos seus 2 ângulos agudos é a razão entre o comprimento do cateto oposto a este ângulo e o comprimento da hipotenusa.

Cosseno

Num triângulo retângulo, o cosseno de um dos seus 2 ângulos agudos é a razão entre o comprimento do cateto adjacente a este ângulo e o comprimento da hipotenusa.

Tangente

Num triângulo retângulo, a tangente de um dos seus 2 ângulos agudos é a razão entre o comprimento do cateto oposto a este ângulo e o comprimento do cateto adjacente a ele.

O estudo da trigonometria permite avanços no conhecimento humano e pode ser considerado como uma das principais descobertas realizadas pelo Homem.

Trigonometria

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados